você está aqui: Home > Blog > 7 Dicas para cuidar das orquídeas

7 Dicas para cuidar das orquídeas

As orquídeas são das flores mais bonitas e também aquelas que são mais utilizadas na decoração da casa. As orquídeas além de transformarem qualquer espaço num local cheio de vida, também são muito agradáveis para o olfato graças ao seu odor natural.

orquideas-dicas

> Surpreenda quem mais gosta e envie uma orquídea ao domicilio.

Aprenda dicas essenciais para tratar das orquídeas!

Escolha um vaso de barro

Opte por colocar as orquídeas num vaso de barro em vez de utilizar um de plástico. Os vasos de barro têm uma maior porosidade e permitem uma melhor absorção da água por parte da terra e têm uma melhor drenagem da água excedente. As orquídeas gostam de uma humidade elevada mas não toleram o encharcamento, acabando por secar precocemente.

Coloque a flor num local com luz natural

As orquídeas não gostam de locais escuros pois é uma flor que precisa de muita luz. No entanto, há alguns cuidados a ter pois a luz direta do sol pode queimar as folhas. O ideal é deixar o vaso ou jarra num local em que entre sol mas colocar uma proteção para que a luz não incida diretamente na flor. Para evitar que a planta sofra queimaduras é importante proporcionar-lhe um ambiente bem ventilado. A ventilação previne ainda a contração de fungos e bactérias.

Tenha cuidado com a temperatura

As orquídeas não gostam de estar sujeitas a uma temperatura constante. Este é um tipo de planta que gosta de variações de aproximadamente 15 graus durante todo o dia. Uma solução simples é colocar as orquídeas no pátio ou varanda de casa mas apenas nas horas em que o sol não é demasiado forte (até às 11h e a partir das 17h). Na maior parte dos casos, não é possível ter variações tão grandes de temperatura mas colocar a flor ao ar livre já é um ótimo contributo para a sua saúde.

Descubra o momento ideal para regar

Idealmente, para descobrir o momento certo para regar a orquídea é necessário recorrer a uma balança e pesar a planta molhada. Quando o peso descer bastante, está na hora de regar! Como nem toda a gente possui uma balança em casa, existe outro truque para reconhecer o momento certo para regar a planta: coloque o dedo aproximadamente 2,5 centímetros dentro do substrato para verificar a humidade. Se estiver completamente seco, está na hora de ir buscar o regador!

Corte a planta com regularidade

Deve podar as orquídeas com regularidade para se manterem saudáveis e com aspeto agradável. Quando a flor da orquídea tiver florido, é preciso que seja cortada na zona do segundo nó a contar de baixo para incentivar o seu contínuo crescimento.

Escolha o momento certo para trasladar a planta

A trasladação das orquídeas deve ocorrer na primavera e é feita com o objetivo de fazer com que as plantas se mantenham estáveis e saudáveis. Para que a transplantação das orquídeas seja feita da forma correta, deve colocar uma estaca no solo para forçar e ajudar o seu crescimento e firmar bem as raízes.

Tenha cuidado com a terra que usa

A terra para os vasos de orquídeas deve ser constituída por cascas de árvores em decomposição, deve ser leve e muito ácida, pois só nestas condições é que conseguirá que a sua orquídea tenha uma vida longa!

Estas foi a nossa seleção de dicas para cuidar das orquídeas. Conhece mais alguma? Partilhe-a connosco na nossa página no Facebook. E conheça as diferentes opções de orquídeas que temos para si. Surpreenda alguém especial com esta flor tão bonita!